6 de mar. de 2012

Jardins e Afins: Com pimentas...



Após conquistarem a cozinha com seu sabor marcante e versatilidade nas receitas, as pimentas passaram a ocupar espaços de destaque também na decoração da casa. “O limite é a criatividade. Elas enfeitam e fazem bonito em canteiros, vasos ou jardins verticais”, enfatiza Valéria Côrrea, engenheira agrônoma do Primavera Garden Center.
Originárias das Américas, as pimentas do gênero Capsicum apresentam diversas cores – amarelo, laranja, roxo e verde - e são facilmente encontradas nas lojas especializadas e redes de varejo. “Entre as mais conhecidas estão a dedo-de-moça, malagueta e de cheiro. Mas há outras variações e novidades nas prateleiras, vale conferir”, diz a paisagista Anna Saraceni.

No verão o cultivo é favorecido. Segundo o agricultor Marcelo Abumussi, da Fazenda Ituaú, esta é uma espécie que não produz no frio, somente nas estações mais quentes do ano.
O cultivo é simples e semelhante para todas as variedades, o que vale também para os pimentões. O solo deve ser fértil, leve e bem drenado. É importante garantir o mínimo de seis horas de insolação diária, direta ou não. A rega é outro ponto fundamental, pois a falta de água pode reduzir a produtividade. De maneira geral, três vezes por semana é suficiente. Mas preste atenção na quantidade, pois o excesso também causa danos. Água demais pode facilitar a proliferação de doenças.


Depois de aprender como plantar é preciso definir o local. Para quem não dispõe de muito espaço, vasos são ideiais. Se forem muito pequenos, elas devem ser plantadas individualmente. Já em vasos maiores é possível criar combinações com espécies variadas. Se o cultivo for realizado diretamente no solo ou em canteiros espaçosos, deve-se observar a distância entre as plantas.
Apesar de não serem tóxicos, os exemplares cultivados com a finalidade de ornamentação podem conter agrotóxicos. Nesse caso, os frutos não devem ser consumidos. Além disso, é preciso atenção e cuidado para determinar o local onde os exemplares serão colocados, principalmente quando há crianças em casa. O simples manejo pode causar irritação na pele, boca e olhos.


Você gosta de plantas e jardinagem?? Gostaria de estudar ou trabalhar com isso? O IBDI agora tem curso técnico presencial e à distância de Paisagismo e Jardinagem, além de cursos livres sobre o tema. Para saber mais, clique www.ibdi-edu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber a sua opinião. Comente :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...