25 de out. de 2011

Inspire-se: Casa Nova 2011 SC

Vocês já visitaram a mostra Casa Nova 2011? Ainda dá tempo de conferir os projetos expostos no Beiramar Shopping, em Florianópolis. A 10ª edição do evento de arquitetura e decoração segue até o dia 30 de outubro e reúne alguns dos melhores profissionais do estado. O evento tem como tema “Arquitetura emocional: expressões do morar contemporâneo”, voltado para a cultura de Santa Catarina. 

 
O lounge e bilheteria da Casa Nova 2011, projetado pela arquiteta Bia Kubelka, propõe um espaço interativo e que desperte os sentidos, a começar pelo jogo de luzes. As fitas de LED formam raios no teto e nas paredes, e a predominância de tons claros deixa o ambiente aberto às variações de vermelho, verde e azul. Luminárias de cerâmica e cúpula de tecido criam pontos de contraste com cores fortes e completam a iluminação. 


O Music Room foi feito para atrair amantes de música que queiram curti-la de forma despretensiosa. As formas geométricas dos móveis ditam a atmosfera do ambiente. Volumes triangulares formam a base da mesa de centro, com tampo de espelho bronze. Destaque para os dois quadros quadrados pintados com tinta acrílica pela artista plástica catarinense Fabiana Langaro Loos. 


No Studio do Sommelier, projetado pelos arquitetos Alcides Theiss e Rosane Girardi, tudo acontece em torno da mesa de jantar Petra, da Hadra. A laca branca deixa a decoração mais leve e contrasta com os aparadores em madeira maciça de demolição, referência à região das vinícolas, no planalto catarinense. Os vinhos vão da adega climatizada direto para a mesa. As linhas retas do mobiliário são quebradas pelas curvas das cadeiras Évora, de imbuia e palhinha, e pelos pendentes Ktribe bronze, do designer Philippe Starck.

 
Esse jardim vertical reforça a tendência de suspender as áreas verdes para aproveitar espaços pequenos, inclusive em apartamentos. A arquiteta Fernanda Zanette, sócia do escritório Meu Jardim Paisagismo, aproveitou a parceria com a empresa Green Wall Ceramic e utilizou esse sistema construtivo para compor a parede verde. Os blocos cerâmicos possuem aberturas laterais que dão acesso a uma calha interna, pela qual é feito o plantio e a irrigação.


A arquiteta Francine Faracco aproveitou bem cada canto do Espaço Interativo Tecsul. Nos 35 m2 disponíveis, ela criou sala com home theater, área de jantar e até pista de dança, iluminada com mangueiras de LED sob a superfície de corian translúcido. O assento do sofá canelado se estende e vira o banco da mesa de jantar. Francine tirou proveito até do teto rebaixado pela tubulação e criou um lustre diferente, combinando pequenos pendentes.


O elemento central do espaço Gula e Luxúria é a ilha gourmet, feita em corian. O arquiteto Evandro Gaspar saiu do convencional ao projetá-la abusando de ângulos e formas irregulares. Com 7 m de ponta a ponta, ela tem espaço suficiente para funcionar como uma mesa de jantar. Detalhes como os candelabros, a iluminação feita com fita de LED e os bancos de aço inox tornam a bancada um espaço ainda mais social. Evandro desenhou os móveis, que foram produzidos pela Simonetto Design, patrocinadora do espaço.


As arquitetas e paisagistas Louise Riedtmann e Bárbara Godeny aproveitaram essa área externa, com vista para o mar, para criar o Boulevard Harmonia Verde, um jardim multifuncional. A área verde, com grama esmeralda e canteiros de pleomeles, moreias e liríopes, divide espaço com o deck de madeira pinus e o solarium de pedra Miracema. Se a pedida for relaxar, há um spa e as espreguiçadeiras de madeira e tecido próprio para área externa. 


Esta Sala Gourmet harmoniza o cinza do alumínio ondulado, que reveste os móveis da cozinha, e materiais para aquecer o ambiente, como o painel de madeira de demolição que decora a parede. A base da bancada da cozinha, integrada à sala, também recebeu alumínio ondulado e o efeito de luz é dado pela fita de LED, que muda de cor. Para dar movimento ao conjunto, filetes de MDF pintados de preto compõem desenhos sobre o painel de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber a sua opinião. Comente :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...